sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Feira Cultural



No dia 20 de setembro de 2012 os alunos do Projovem Urbano, núcleo Claudecy, participaram de Feira Cultural, que destacou as roupas, comidas, costumes, pontos turísticos e diversas outras características de 5 estados brasileiros, representando as 5 regiões do Brasil.




Para a Feira Cultural, os alunos deveriam pesquisar sobre o estado que a turma ficou responsável e preparar duas apresentações: a primeira seria realizada em sala, ornamentada com características do estado, sendo aberta para visitação; a segunda seria uma apresentação cultural, ou seja, os alunos deveriam se organizar e desenvolver uma apresentação a ser exposta no pátio para toda a comunidade estudantil e demais visitantes.

O objetivo geral deste projeto foi culminar o processo de conhecimento e interação entre os jovens, proporcionando o intercâmbio cultural. Além do mais, objetivou-se propiciar a análise da diversidade cultural, através do estudo da cultura local de alguns Estados das 5 regiões brasileiras e também socializar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos de cada Estado.

Em suma, a organização das turmas foi a seguinte: Turma 1 - Região Norte: Pará - PO Isabel; Turma 2 - Região Sudeste: Rio de Janeiro - PO Segivaldo; Turma 3 - Região Centro-Oeste: Goiás - PO Elieneide; Turma 4 - Região Nordeste: Alagoas - PO Aline; Turma 5 - Região Sul: Rio Grande do Sul - PO Claudio.

Turma 1 - Estado do Pará
Turma 1 - Mesa de lembrancinhas.

Turma 1 - Apresentação Cultura: Carimbó.

Turma 2 - Estado do Rio de Janeiro
Turma 2 - Clássico carioca: Vasco x Flamengo.

Turma 2 - Representação do Corcovado e Cristo Redentor.

Turma 2 - Apresentação Cultural: Garota de Ipanema.

Turma 3 - Estado de Goiás
Turma 3 - Alunos e PO (de azul e chapéu) antes das apresentações.

Turma 3 - Alunos durante a apresentação.

Turma 3 - Apresentação Cultura: Cena "Dois Filhos de Francisco".

Turma 4 - Estado de Alagoas
Turma 4 - Mesa de comidas típicas.

Turma 4 - Mesa de artesanato.

Turma 4 - Apresentação Cultura: Encenação "Farinha - Djavan".

Turma 5 - Estado do Rio Grande do Sul
Turma 5 - Alunos e PO (ao centro) trajados a caráter.

Turma 5 - Dançando ao redor da fogueira.

Turma 5 - Apresentação Cultura: Dança Gaúcha.


Diante dos resultados observados, nota-se que os objetivos da Feira Cultural foram alcançados. Houve grande entrosamento intra e extra turma, com mobilização de toda a comunidade estudantil.